Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Benefícios de óleos minerais e vegetais

Do que seu cabelo crespo precisa: óleo mineral ou vegetal? Controle do frizz ou nutrição? Identifique sua necessidade e escolha aquele que mais atende.

em cabelos     por | 29.05.2012

Que as hidratações feitas com óleos e manteigas são ótimas para o cabelo crespo (já falamos do Óleo de Argan e da Manteiga de Murumuru), todos nós sabemos, mas você sabe a diferença entre óleo mineral e óleo vegetal?

Óleos Minerais

Os óleos minerais são encontrados sozinhos ou na composição dos cosméticos e também são identificados como parafina líquina ou petrolato líquido. Atuam na superfície dos cabelos criando barreira protetora entre o fio e o ar, impedindo que os fios percam água. Não tratam por não possuírem nenhum nutriente mas auxiliam no combate ao frizz e na definição dos cachos, já que selam a cutícula dos fios. O uso constante dos óleos minerais pode deixar os cabelos pesados e sem volume, uma vez que vão se acumulando nos fios a cada aplicação. Quem lança mão destes óleos precisa estar consciente de que a barreira que eles formam impedem os fios de receberem os nutrientes dos tratamentos como hidratações, nutrições e reconstruções. Então se você optar por usá-los, não se esqueça de lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos ou de limpeza profunda por pelo menos uma vez por mês.

Óleos Vegetais

Os óleos vegetais são aqueles 100% puros, sem adição de quaisquer substâncias. São ricos em vitaminas e penetram facilmente nos fios, nutrindo-os da raiz até as pontas. Para quem possui cabelos secos e danificados, o uso de óleos vegetais é altamente indicado. Podem ser adicionados à hidratação ou utilizados no processo de umectação, procedimentos básicos e imprescindíveis para quem tem cabelos crespos. Hoje é possível encontrar diversos óleos vegetais disponíveis no mercado que atendem à diversas necessidades: anti queda, alta nutrição, recuperação de fios danificados, antioxidantes entre outros.   Óleos para cabelos que contenham óleos minerais na composição ou até mesmo o óleo sozinho são encontrados em perfumarias e farmácias.  Os óleos vegetais são encontrados em casas de produtos naturais. Basta identificar a sua necessidade e utilizar aquele que melhor te atende. E então, qual óleo você já testou e aprova?   Imagem: Louca por cosmético

Espalhe por aí!

Comentários

  1. Ana Maria

    Nunca usei óleo mineral. Beatriz, vc indica qual? Tenho cabelo alisado. bj

  2. Poliana Moura

    O Moroccanoil pra mim é imbatível! O cabelo fica sem frizz e bem macio.

    • aline nascimento souza

      moroccanoil contem silicones, q é oleo mineral, para me não presta, é tão caro mais os dois primeiros compostos q aparecem na formula é silicone e não o argan.

  3. Sandra Moreira

    Eu amo os óleos vegetais estou em transição estava com os cabelos muito seco e danificado pelo o uso de muitos anos da química pesada, gosto muito do óleo de rícino uso como umectação faço uma vez por semana, outra forma muito legal, faço uma mistura de óleo de abacate, óleo de coco e umas gotas de essência de aloe vera, uso apos o creme de pentear como reparador de ponta, meu cabelo ama óleo vegetal… Bjs

    • Sandra,
      Legais as dicas! Nunca usei somente óleo de abacate com coco como reparador de pontas. Vou tentar. Você usa a essência para camuflar o forte cheiro do rícino?
      bjo da Fran

  4. Clara Figuiredo Martins

    Olá, esta é a primeira vez que visito este site e me apaixonei. Consegui esclarecimentos de muitas dúvidas que eu tinha, mas ainda preciso de ajuda.
    Eu trabalho na praia e fico o dia todo exposta ao sol, com relação a pele já me achei, mas com o cabelo tá difícil. Qual produto posso usar para proteção dos fios? Faço relaxamento a base de “tiogricolato”.

  5. Sofia

    Boa noite , nossa amei o site , eu uso trança e quero para porq estava a quebra muito o meu cabelo eu quero deixar ele crespo estou deixando ele fica bem natural queria ajuda de nome de alguns produtos que deixam o cabelo com cachos ou crespo? desde ja agradeço beijos !

  6. luciana braz

    fiz progessiva e relaxei antes meu cabelo com wellatrate meu cabelo esta quebrando todinho e caindo me ajudaaaaaaa

    • Luciana,
      É difícil te precisar uma orientação aasim sem ver o seu cabelo, mas antes de tudo, aconselhamos uma orientação de um profissional competente. Provavelmente ele te sugerirá hidratação profunda e um bom corte de cabelo trazendo força aos fios. Óleos vegetais também são bem-vindos. É necessário muito cuidado ao juntar duas químicas no cabelo. Muitas das vezes elas são incompatíveis!
      Boa sorte e volte para nos falar o que aconteceu depois, ok?

  7. Jôjô

    Oi,gente!
    Eu uso óleo de argan que nutre perfeitamente o meu cabelo!Também gosto bastante dos oléos de coco, de andiroba e de copaíba.Misturo na minha hidratação e faço “banhos”de brilho.Meus cabelos amam!

    • Francine Moura

      Jôjô, realmente achamos que o “segredo” para os cabelos crespos são os óleos! bjo

  8. Thais

    Oi! Eu tbm achei esse blog agora. Ameeeeei! rs To com tanta dificuldade de cuidar do meu cabelo. Ja vi varias dicas aqui que me vão ser muito úteis, como as mascaras, o xampu anti-residuos e agora a dos minerais. Vou testar tudo! Mas agora, eu queria uma opniao. O meu cabelo é super cacheado, bem crespo e muito volumoso. Quando eu cortei pra tirar o alisamento e deixar ele natural, eu comecei a fazer relaxamento no beleza natural, ja fiz umas 5 vezes. Eu tenho a impressao de que eu poderia não relaxar mais os cabelos, q ate ajudaria na formaçao dos cachos e na hidratação. Isso procede? Vc acha que eu teria mais facilidade de tratar e hidratar ele sem relaxamento? Pois, querendo ou nao, é algo que danifica o cabelo, é quimica. O que você acha?

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.